Importância do uso correcto do quadro e giz na aula.

O quadro é um recurso visual versátil, que é tanto livro quando preenchido, quanto uma página em branco, ou melhor em preto. Este material atrai e mantém a atenção dos alunos, uma vez que estes não somente ouvem o professor, mas também vêm o que ele fala ou pretende demonstrar.
O uso correcto do quadro e giz, contribui para: uma boa gestão do tempo da aula, facilita o ensino da escrita, esclarecimento de dúvidas, cálculos, actividades e anotações diversas pertinentes ao assunto em estudo, concorrendo desta feita na melhoria da qualidade do PEA, pois, é um material próprio para a troca de conhecimentos em sala de aula e constitui um recurso visual versátil, que atrai e mantém a atenção dos alunos, permitido que os alunos ouçam o professor e vejam o que ele demonstra.


O quadro só oferece os benefícios acima quando bem usado, no entanto nem sempre tal acontece, segundo a imagem abaixo onde não há uso do giz à cor.
A imagem à esquerda mostra o não uso do giz á cor como forma de dar ênfase a uma palavra ou a parte de um desenho ou ainda para mostrar relações. Face a esta situação os alunos podem organizar mal os seus registos, dado que podem escrever como lhes convir. Também os alunos podem ter dificuldades em registar à cor vermelha os títulos e aspectos pertinentes, e à azul ou preta as outras informações dos apontamentos. Esta situação dificulta a revisão dos conteúdos na medida que o aluno não sabe qual é a sequência dos mesmos quando estiver fora da sala de aulas, no estudo individual. Quando lembra da sequencia não lhe é fácil lembrar os aspectos chaves da aula, até porque nem o professor os destacou no quadro.

Comentários