Gestão do tempo da aula.

Dentre vários, um dos aspectos que o professor deve lidar com ele na sala de aulas, é a gestão do tempo.
Alguns dos aspectos que estão na base das dificuldades da concretização dos objectivos da aula, dentro do tempo estabelecido são:

  • Barulho e indisciplina dos alunos, fazendo com que o professor tenha que levar 5, 10, 15 ou mais minutos, antes do início ou durante uma aula, para silenciar e organizar a turma;
  • Fraca planificação das actividades a serem desempenhadas durante a aula;
  • Pouco domínio da matéria pelo professor, a ser leccionada
  • Exposição excessiva de conteudos, causando desinteresse aos alunos
  • Falta de material didáctico (veja também, importância do uso correcto do quadro e giz na aula)
Os problemas acima mencionados, resultam numa má qualidade de ensino, sendo que o governo exige mais qualidade ao Ministério de Educação e este por sua vez exige, às demais instâncias subsequentes, até chegar-se ao professor, cuja responsabilidade em geral incumbe aos alunos e aos encarregados, que por sua vez incumbem o sistema de ensino ou mesmo o professor e o governo novamente, resultando num “tiroteio” de culpas. Preocupado com esta situação, o blog emiliomulalene apresenta algumas sugestões para melhorar o ambiente do PEA e reduzir o desperdício de tempo na sala de aulas:
  • O professor deve ser líder e conduzir as aulas de forma democrática, lembrando que democracia não é ausência de ordem, é ausência de opressão.
  • Planificar e ensaiar até dominar os conteúdos da aula, antes de leccionar, para evitar improvisos que lhe façam desperdiçar tempo.
  • Optar pelo método de elaboração conjunta no lugar do expositivo, levando o aluno a sentir-se membro activo da aula.
  • Procurar construir material didáctico barato e de fácil acesso, que desperte curiosidade aos alunos.

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